terça-feira, 2 de outubro de 2007

De volta à ativa...

E aí, povo, sei que andamos sumidos. Mas são as contingências da vida que nos impuseram tamanha quebra no ritmo deste blog.

Consegui algumas coisas mais sobre nossa querida molécula.

E, por incrível que pareça, finalmente encontrei um site leigo falando da real função do colesterol.
Não cita fontes nem nada, mas vale a pena dar uma olhada. Depois a gente faz uma explicação mais detalhada e recheada de citações e fontes pra vocês.
Injustos aqueles que rotulam o colesterol como um dos vilões da saúde. Ao contrário do que muita gente pensa, esse composto funciona como uma espécie de calibrador natural das células, favorecendo a troca de substâncias entre elas. Além disso, o colesterol ainda participa da produção da bílis (fluido produzido pelo fígado para digestão de gorduras) e dos hormônios sexuais. A má fama, no entanto, vem da LDL, proteína de baixa densidade que se une ao colesterol para transportá-lo pelo corpo. O problema é que essa proteína acaba deixando rastros de colesterol pelo caminho. Com o tempo, os resíduos se fixam na parede das artérias, formando as placas de gordura prejudiciais à saúde. Para varrer os restos de colesterol espalhados pelo corpo, a HDL entra em ação. Trata-se de um outro tipo de proteína, com alta densidade e especialista em evitar o entupimento das artérias. Eles são os famosos mau e bom colesterol, respectivamente.

Colesterol descontrolado
O problema denominado de colesterol alto surge quando as taxas de LDL estão mais altas do que deveriam, e a gordura começa ase acumular. "O ideal é que os números de LDL se mantenham baixos e os de HDL altos", aconselha a cardiologista da Unifesp, Maria Tereza Manzoli. As taxas podem ser medidas com exames de sangue e seus valores mínimo e máximo variam de acordo com o estilo de vida que a pessoa leva (sedentária ou praticante de exercícios) e com o peso que apresenta.

Doenças relacionadas aos vasos sanguíneos (no coração, nas pernas e até no cérebro) são o efeito colateral mais comum dos altos níveis de LDL, podendo atingir pernas, coração e até mesmo o cérebro. Para manter seu colesterol no valor ideal, uma alimentação balanceada, evitando gorduras saturadas e não abusando do açúcar, é indispensável. "Além da pré-disposição genética, uma dieta inadequada e a falta de exercícios físicos descontrolam o colesterol", ressalta Maria Tereza.

Fuja das carnes gordurosas e de embutidos, como mortadela, presunto e salsicha. Troque o leite e o iogurte integrais por versões desnatadas e substitua os queijos cremosos e amarelos por variações brancas.

Fonte: http://msn.minhavida.com.br/MostraMateria.vxlpub?codMateria=295

3 comentários:

Tauana disse...

eu gostei do texto, mas assim.. tá falando que na vdd o que deixa ou não os rastros de colesterol acabam sendo as tais proteínas.. se o colesterol é o mesmo, na vdd é a quantidade de determinada proteína e n de colesterol que deveria fazer a diferença certo? pq se os dois tipos se ligam ao colesterol, o que determina se ele vai ficar acumulando ou não é a presença das proteínas..
ou elas n são produzidas pelo organismo e sim incorporadas pela alimentação junto com o colesterol? (o q n me parece mto provável..)

enfim.. é a dúvida, espero que tenha dado pra entender hauhau

bjs

Leandro Gonçalves disse...

Vou verificar isso pra vc... é uma boa pergunta, apesar de eu não ter certeza de que eu a entendi direito...

Paulo disse...

pessoal, sei que é dificil achar um texto científico bom e em português sobre o colesterol, mas não dá pra considerar nada desse texto, que está sem autor, referência...
Procurem trabalhos que tenham autores (de instituições reconhecidas), com referência a outros trabalhos científicos (com referência, não bibliografia), ou em livros didáticos...