terça-feira, 9 de outubro de 2007

Como o colesterol entra na célula?

Opa opa opa, aqui estamos nós novamente. Finalmente vou postar aqui algo que realmente presta. Estudando para Biologia Celular, me deparei com uma bela animação que ilustra como age o LDL, responsável pela "logística" do colesterol em nosso corpo.



Resumindo, o que acontece é o seguinte:

O colesterol ingerido não entra por si só nas células. Ele vem "empacotado" no LDL, que é reconhecido por proteínas na membrana. Essas proteínas são os receptores de LDL, nos quais essas partículas vão se aderir. Por dentro da membrana, as adaptinas e clatrinas vão fazer a endocitose.
Dentro da célula, as proteínas receptoras com o LDL anexado estarão dentro do Endossomo, que possui baixo pH, o que faz com que o LDL seja liberado. As proteínas voltam à membrana por uma vesícula, enquanto o LDL é digerido por enzimas que liberam o colesterol. Esse colesterol, então, vai ao citossol, onde será usado na fabricação de novas membranas.

Falô?

5 comentários:

Focc@ disse...

E como é que conseguimos produzir energia a partir de gordura? ela entra na via glicolítica? ou no ciclo de KREBS???

Focc@ disse...

porque é difícil perder gordura quando alguém quer emagrecer?!?!?!?!?

Paulo disse...

Quais são as referências?

Paulo disse...

Vcs ainda não responderam: (1) As estruturas de colestrol apresentadas msgs abaixo são iguais? (2) nós precisamos ingerir colesterol na dieta? (3) qual seria a 1a consequência de uma ingestão elevada de colesterol (dieta)?

Leandro Gonçalves disse...

A referência aparece no fim do vídeo, Paulo.

Bom, essas outras a gente tem que pensar um pouco.