terça-feira, 4 de setembro de 2007

Colesterol - Estrutura

Opa, boa noite, pessoal(pessoal? Alguém lê isso aqui?)? Bom, como prometido, neste post irei falar algumas coisas a respeito da estrutura do colesterol e, a partir de hoje, deixarei os demais assuntos no fim dos posts. Desta forma, quem ler encontrará sem maiores enrolações informações sobre o que se propõe este blog.



Indo direto ao assunto, o colesterol é uma molécula que está inclusa no grande grupo dos esteróides, moléculas orgânicas de origem eucariótica em sua maioria, sendo todos os esteróides derivados do ciclopentanoperidrofenantreno(Será que tem mais sílabas que anticonstitucionalissimamente??? Preguiça de contar u.u.... quem quiser deixe um comentário dizendo se sim ou se não) mostrado ao lado .



Além de ser um esteróide, o colesterol é classificado também como um esterol, pois possui o grupamento -OH , como é mostrado ao lado.

Algumas propriedades do colesterol segundo suas estruturas moleculares:
-Seu grupamento –OH confere-lhe um fraco caráter anfifílico.
-Seu sistema de anéis fusionados lhe fornece uma rigidez maior do que outros lipídeos de membrana.
-O colesterol pode aparecer em forma esterificada, formando longas cadeias de ácidos graxos chamados ésteres de colesteril.

Estas são algumas características do colesterol relacionadas com sua estrutura, no próximo post apresentarei a importância do colesterol para formação de certos hormônios em mamíferos.

*As informações ditas neste post foram retiradas do livro: "Fundamentos de Bioquímica", de Donald Voet, Judith G. Voet e Charlotte W. Pratt, primeira reimpressão. A figura do colesterol pertence à wikipedia e a do ciclopentanoperidrofenantreno foi feita por mim mesmo tendo por base o livro já citado.
----------------------------------------------------------------------------------

Terminado o que realmente importa, faço dois convites a todos! O primeiro é sobre os 10000m da USP, vamos correr pessoal! 10000 em 1,5 hr!!! Temos tempo de treinar ainda! Quem quiser correr conosco, deixe seu comentário!
O segundo é sobre a copa usp de karate-do que ocorrerá no dia 16 de setembro no cepe-usp! Irei competir e sua presença na arquibancada será mais um estímulo para que eu faça o meu melhor! Será também uma ótima oportunidade para que possam conhecer ao menos o aspecto esportivo dessa arte marcial que é muito, mas muito mais que um esporte(na verdade, o lado esportivo é o que menos importa).Se quiserem saber um pouquinho mais sobre karate-do, falem comigo, ficarei muito agradecido =D.

Terminarei o post com uma frase que vem orientando minha vida há algum tempo.

“Não pense em vencer, pense em não ser vencido.”, Fragmento do Niju-Kun de autoria de Gichin Funakoshi.

[]s e boa semana da pátria a todos.

5 comentários:

Paulo disse...

As estruturas apresentadas são iguais?
nós precisamos ingerir colesterol na dieta?
qual seria a 1a consequência de uma ingestão elevada de colesterol (dieta)?
depois vem mais perguntas... rs
abraço

Paulo disse...

vcs estão acompanhando os comentários? gostaria que todos respondessem aos comentários apresnetados. valeu.

O Colesterol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Focc@ disse...

e ae grupo...
entraum...saiu uma reportagem no terra...dêem uma olhada e quem sabe desmistifiquem um pouco ela...
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI1815276-EI1497,00.html

outra coisa...o colesterol pertence à família dos esteróides...quer dizer que o colesterol tem a ver com os hormônios que a galera toma na academia??? e os nossos hormônios?? o que eles têm a ver com o colesterol??? o que aconteceria com o ciclo menstrual de uma mulher que possuísse índices de gordura e colesterol muito...MUITO baixos?
Tô gostando do Blog!!!

Grupo 5b Clorofila disse...

passando só pra mostrar que pessoas legais tbm lêem o blog de vcs! huauhauha xDD

zuera, zueeeera!! =p

beijo!

Samara =]